O que toda mãe deveria saber…

As mães fazem de tudo pelos seus filhos, e ainda assim sempre tem uma sensação de que não fizeram o melhor, que poderiam ter feito mais. Por isso sempre dizemos que mãe são todas iguais e só mudam de endereço.

Abaixo um agradecimento de um filho para sua mãe… perceba que talvez algo que você nem imaginou que fosse bom, possa ser muito importante na vida de seus filhos.

Um filho escreveu para sua mãe:

“Mãe, Obrigado por nunca conseguir uma casa maior ou um carro mais bacana. Obrigado por nunca nos levar para a Disney World. Obrigado por nunca me comprar o mais moderno videogame. Obrigado por uma vida humilde – uma vida de roupas feitas por você e usar vans de passageiros e seis filhos amontoados em três quartos – porque você e meu pai tinham prioridades diferentes. Obrigado, porque você teve seis filhos, e você ficou em casa para nos criar – por estar lá para nós, para nos ensinar, para nos moldar, para nos amar, para nos disciplinar – e isso significava menos “lanche feliz” e brinquedos extravagantes, mas mais vida, mais alegria, mais amor.

Obrigado mãe, Obrigado por suportar nossa falta de gratidão. Obrigado por nos preparar lanches quando chegávamos em casa da escola. Obrigado por fazer nossos almoços e jantares. Obrigado por cuidar para que jantássemos como uma família – sempre à mesa, nunca na frente da TV. Obrigado por ter apenas uma TV para 8 pessoas, que nos obrigou a encontrar outras coisas para fazer – como ler livros e brincar.

Obrigado por estar ali sentada e ouvindo-nos contar histórias terrivelmente chatas sobre nossas aventuras na aula de educação física e recreio. Obrigado por nos encorajar a pensar. Obrigado por perguntar sobre os nossos pontos de vista e nossas ideias, e nos ensinar a como expressá-las. Obrigado por suas opiniões sobre as coisas importantes, e por nunca ter tido medo de expressá-las. Isso foi muito positivo e importante, mas é claro que agora você e papai compartilham a culpa pelo fato de que cada reunião de família se transforma em um debate forte sobre algum tema ou outro.

Obrigado por sua paciência. Obrigado por nos ensinar responsabilidade, fazendo-nos caminhar para a escola, se perdêssemos o ônibus.

Obrigado por seu amor duradouro, por seu bom amor, por seu amor compassivo. Obrigado por seu amor que me deu um abraço quando eu precisava de um, ou um chute no traseiro quando eu precisei certa vez.

Obrigado por me forçar a conseguir um emprego durante as férias, quando eu teria preferido sentar e assistir TV por três meses, como a maioria dos meus amigos. Obrigado por me ensinar que temos que trabalhar por aquilo que queremos na vida. Obrigado por não acreditar nas minhas desculpas.

Muito obrigado por sua coragem. Obrigado por nos ensinar o significado da vida.  Obrigado por nos fazer ajoelhar no chão à noite e fazer nossas orações familiares. Obrigado por ser uma luz de bondade para aqueles que a rodeiam. Obrigado por me ensinar sobre lealdade e respeito.

Obrigado por ter me feito compras de supermercado para o primeiro fim de semana depois que saí de casa. Obrigado por abastecer minha despensa de comida, e me mostrar como fazer um orçamento e economizar. Obrigado por me puxar de lado no dia em que eu apresentei  minha namorada para a família e sussurrar “Gostei dela. Ela é ótima.” Você sabia que eu tinha passado por alguns relacionamentos ruins no passado. Olhando para trás, percebo que você estava dizendo para mim: “Ela é diferente das outras. Ela pode ser a garota certa. Segure-se a ela.” Obrigado por abraçá-la como sua filha, e fazê-la sentir-se amada e aceita.

Obrigado por me edificar. Obrigado por derramar-se em sua vocação da maternidade. Obrigado por nunca ter desistido de mim. Mesmo quando eu estava falhando em minhas aulas. Mesmo quando eu me formei mal no ensino médio. Mesmo quando eu saí da faculdade pública. Mesmo quando eu não consegui manter um emprego ou definir uma meta ou não cumpria meus compromissos. Mesmo quando eu estava pronto para desistir de mim mesmo. Mesmo quando eu pensei que nunca ia ser nada. Mesmo quando eu pensei que eu era muito estúpido, muito preguiçoso, muito carente de talento. Mesmo quando eu deixei você para baixo. Mesmo quando eu fiz você chorar. Mesmo quando eu rejeitei o seu amor, a sua confiança e sua fé em mim. Mesmo nos momentos mais sombrios. Mesmo nos meus piores momentos. Você nunca desistiu. Você lutou por mim. Você acreditou. Obrigado por tudo.”

Que sua família seja fortalecida no amor e na alegria com cada um destes e tantos outros detalhes, entre pais e filhos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *