Divórcio na visão das crianças

Os piores tempos para as crianças são quando a estrutura ou a rotina da família são destruídas. As crianças confiam sempre que o ritmo da vida familiar vai se manter mais ou menos estável e, quando surge uma crise, muitas vezes tem a impressão de que seu mundo se desfez.

Tirando a morte de um dos pais, o divórcio deles talvez seja o acontecimento mais terrível da vida de uma criança. Muitas crianças vivem o medo do divórcio dos pais, seja esse medo realista ou não. Ouvir um se queixar do outro aumenta esse medo, gerando ansiedade na criança. A criança acredita que, se um dos pais deixa a casa, deixa-a também.

 “Por trás do medo do divórcio está o medo do abandono.”

Durante o processo de divórcio, a criança sente que perdeu o controle sobre seu mundo. Um dos maiores desafios para pais que se divorciam é optar por agir da forma mais favorável para os filhos, mesmo magoados, frustrados ou zangados um com o outro. As crianças acabam inevitavelmente ficando no meio, de modo que cabe aos pais estabelecer uma trégua quando se trata dos filhos. Isto é muito mais fácil falar do que fazer, principalmente quando os pais estão irritados e brigando um com o outro. Mas também é nessa ocasião que o filho mais precisa da certeza de que, aconteça o que acontecer, os dois ainda são seus pais e juntos cuidarão dele. Qualquer crise familiar é sentida pelas crianças mesmo que elas ainda não sejam capazes de compreender suas implicações.

É um momento muito difícil para todos, por isso alguns pais não percebem o quanto seus filhos sofrem com a separação. Em alguns casos, se não a maioria deles, as crianças levam esse sentimento de perda, até a idade adulta. 

Um olhar de mais atenção nas crianças neste momento de mudança de vida para todos da família, o adulto por mais difícil que seja, deve ter maturidade e consciência sobre o que está gerando em seus filhos, e passar por esse momento com o maior cuidado possível com eles, causando o mínimo de dano em seu emocional e estrutura de vida.

Evitar todo sofrimento de um filho: IMPOSSÍVEL… mas amenizar e tentar passar pela situação de uma maneira um pouco mais leve, tanto para as crianças como para o casal, é possível.

Lembrando que tudo isso, a separação, lidar com ela, filhos, lidar com sentimentos deles, é grande aprendizado para todos.

 


  • Aftr looking at a numbwr off thhe articles oon yyour site, I trul like
    yoour way oof blogging. I saved it to my bookkmark webpagee
    list andd willl be cchecking bacck soon. Take a llook at mmy websiute tooo annd lett me
    knjow you opinion.

    my page: porn xnxx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *