Como manter a presença, não estando presente?

Hoje resolvi falar sobre a importância da presença dos pais na vida de seus filhos, mesmo quando os mesmos não estão presentes fisicamente devido a correria das rotinas diárias.

Muitos pais não sabem como suprir essa falta, essa ausência na vida das crianças, é um conflito entre o precisar manter o sustento da família, com o trabalho, que muitas vezes saem com as crianças dormindo e chegam tarde com os filhos já dormindo também. O que fazer?

Uma colega falou sobre isso em uma entrevista, achei muito interessante, por isso resolvi passar para vocês. Existem algumas estratégias para que você continue presente na rotina deles.

Havia um pai que passava por essa situação e resolveu marcar sua presença, conversou com o filho e disse: “Todos os dias da semana você está dormindo quando papai sai e quando papai chega, não vê que todos os dias passo no seu quarto tanto pela manhã quanto pela noite e dou um beijo em você. Então teremos um código nosso para que você saiba que passei pelo seu quarto todos os dias e todas as noites, vou deixar aqui um barbante, e toda vez que eu vier dar um beijo em você e estiver dormindo, darei um nó nesse barbante, assim ao acordar você saberá que estive com você.” E assim ele faz todos os dias, o filho acorda e já logo pega o barbante para ter certeza que o pai esteve ali, é uma alegria a cada nó que ele vê.

Essa é uma ideia, mas você pode encontrar a sua maneira, sente com seus filhos e conversem sobre isso, encontrem juntos uma maneira única de vocês marcarem essa presença. Pode ser bilhetes, pode ser deixar uma bala, vocês encontrarão o que será mais importante para a relação de vocês. Não se culpe mais pela ausência, faça-se presente, os momentos que estiverem juntos, faça ser o melhor momento do mundo, entregue-se inteiro, esqueça celular, esqueça a TV, olhe nos olhos, brinque, sente no chão, leia um livro com eles, saia para um passeio, entre no mundo deles de acordo com a faixa etária de cada filho. Independente do quanto você fica junto, esteja presente sempre! Para estar junto não precisa estar perto, mas estar do lado de dentro, no coração deles e no seu.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *